terça-feira, 20 de julho de 2010

A reciclagem é preservação

A reciclagem do papel é tão importante quanto sua fabricação, é uma atitude que auxilia na preservação ambiental. A matéria prima para a fabricação do papel já está escassa, mesmo com o reflorestamento e com a conscientização da sociedade. Com o uso dos computadores projetava-se redução no consumo de papel, principalmente na indústria e nos escritórios, mas isso não ocorreu.
      Nós usamos papel reciclado e a tinta usada na impressão também é menos agressiva ao meio ambiente. Pode parecer uma contribuição pequena, mas é muito expressiva se levarmos em conta que é nas pequenas atitudes que se processam as grandes transformações.
       Para fabricar uma tonelada de papel reciclado, o consumo de água é muitas vezes menor e o consumo de energia é cerca da metade. Significa economia de 2,5 barris de petróleo, 90 mil litros de água e 2.500 kw/h de energia elétrica. Também é muito representativa a economia de madeira. Para produzir uma tonelada de papel novo são necessários de 15 a 30 árvores, a quantidade de plantas varia de acordo com o tipo de papel e na reciclagem eles não precisam ser cortados. Só por esta razão, para evitar o corte de uma árvore, já vale apena usar papel reciclado, sempre que isto é possível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário