sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Regiões dos Vales e Central sofrem consequências de fortes precipitações


         As condições climáticas da semana trouxeram grandes prejuízos para parte dos agricultores das regiões dos Vales dos Rios Taquari, Caí e Pardo e da Depressão Central. As chuvas intensas do início desta semana fizeram com que rapidamente subisse o nível dos arroios e rios nessas regiões, com danos de infraestrutura nos centros urbanos e na zona rural. Na agropecuária, além da destruição nas instalações das propriedades, os prejuízos estão principalmente nas lavouras de arroz, milho, feijão, fumo, leite, suínos e aves. De acordo com o Informativo Conjuntural da Emater/RS-Ascar, nas demais regiões do Estado, as condições climáticas foram benéficas para o desenvolvimento das culturas. O período foi de boa luminosidade, com altas temperaturas e precipitações variadas, mantendo uma boa umidade no solo.


         Certificação Orgânica Adiada
         O prazo para que os produtores de alimentos orgânicos adotassem selo de certificação venceria em 28/12, mas foi adiado por um ano pelo Governo Federal. Será necessário cadastramento junto ao sistema criado há um ano por decreto. A agricultura orgânica ainda ocupa pouco espaço nas 5,2 milhões de propriedades rurais do país, mas vem crescendo a uma média de 25% ao ano, conforme as estatísticas das organizações do setor. Segundo o IBGE, 1,8% dos produtores cultivam orgânicos. Com a certificação, o consumidor final terá condições de identificar os alimentos que são produzidos sem o uso de agrotóxicos ou de sementes transgênicas. Mesmo os comerciantes de feiras livres deverão enfrentar fiscalização.

          Pastagens e criações
          As intensas precipitações prejudicaram as pastagens localizadas nas áreas próximas aos rios e arroios, que foram perdidas ou que estão impossibilitadas de serem utilizadas por estarem cobertas de lama. Áreas recém plantadas com pastagens foram completamente destruídas ou sofreram sérios danos provocados pela erosão. Algumas deverão ser replantadas. Já na Metade Sul do Estado, a situação é mais favorável, com o campo nativo e a pastagem em excelente desenvolvimento.
          Na bovinocultura de corte, o aspecto sanitário do rebanho é muito bom e projeta boas perceptivas de resultados em termos reprodutivos para próxima estação de nascimento de terneiros. No entanto, na zona central, Noroeste, Serra e Depressão Central, a situação em decorrência das últimas fortes chuvas se agravou em termos de escoamento da produção, tendo em vista a precariedade em que se encontram as estradas vicinais. Há relatos ainda não quantificados de perdas de animais por afogamento. Pastagens recém cultivadas também foram prejudicadas e áreas mais baixas seguem alagadas ou com a forragem sem condições de ser utilizada pelos animais. Nas áreas mais elevadas, no entanto, o desenvolvimento da pastagem nestes últimos períodos está bom, em função da boa reserva de água e da forte luminosidade que vinha ocorrendo.
         A suinocultura também não ficou de fora dos prejuízos causados pela enxurrada ocorrida neste último período. Milhares de suínos prontos para o abate, leitões e reprodutores morreram com as cheias. Só em uma granja especializada na criação de reprodutores, 600 animais foram perdidos, um prejuízo que ultrapassa mais de um milhão de reais. O problema no momento é como enterrar estes animais, uma vez que a enxurrada os entalou por muitos lugares ao logo dos cursos da água.
        Para complicar ainda mais a situação, o produto segue apresentando queda nas principais zonas de criação do Estado. Segundo o último levantamento de preços realizado pela Emater/RS–Ascar, o preço médio do produto caiu de R$ 1,95 para R$ 1,93 o kg vivo do suíno, queda percentual 1,03% no período. Já o preço médio do milho, principal componente da alimentação do rebanho suíno, apresentou aumento de 1,12%. Nas zonas atingidas, os produtores estão tendo dificuldades para receber os insumos, rações e medicamentos, uma vez que estradas e pontilhões estão danificados ou foram completamente destruídos. (fonte: Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar).

Nenhum comentário:

Postar um comentário