quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Agricultores atingidos pelas enxurradas no RS que tomaram empréstimo do Pronaf terão dívidas zeradas

          O ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, recebeu na terça-feira (12), a direção da Contag e um grupo de parlamentares e prefeitos dos municípios atingidos pelas cheias no Rio Grande do Sul. A delegação veio a Brasília pedir apoio do governo federal para ajudar a população que tem sofrido com as enxurradas das últimas semanas.
         Cassel informou ao grupo que o MDA já tem uma série de políticas públicas permanentes dirigidas aos agricultores. "Em momentos difícieis como estes não podemos ficar inventando novas medidas. Nós já temos uma série de políticas que auxiliam o agricultor a superar esse tipo de tragédia", afirmou Cassel. O ministro ressaltou que todos os agricultores que tomaram empréstimo do Pronaf terão as dívidas zeradas pelo Banco do Brasil. O Seguro da Agricultura Familiar é um exemplo de política pública permanente do MDA. "O agricultor que tem o seguro, além de ter as despesas cobertas, ainda recebe uma ajuda de até R$ 2.500", disse o ministro. Cassel ressaltou ainda que já tem recurso no Banco do Brasil para todo agricultor que quiser um novo crédito para custear a próxima safra. Outra medida anunciada pelo ministro Cassel é a extensão da linha do programa Mais Alimentos para a recuperação das propriedades atingidas pelas chuvas. O Mais Alimentos permite que o agricultor tome até R$ 100 mil com prazo de 10 anos para pagamento, três anos de carência e 2% de juros.
        O ministro informou também que a delegacia do MDA no Rio Grande do Sul já está conversando com a Emater estadual para que os laudos das perdas sejam agilizados, facilitando assim, que os agricultores recebam o seguro e tomem novos créditos. (Fonte: MDA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário