sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Produtos orgânicos ganham espaço

      Nesta semana li uma notícia que me deixou contente. Os produtos orgânicos estão ganhando cada vez mais espaço nas prateleiras dos supermercados. Isso significa para nós, pequenos agricultores, uma grande oportunidade e nos estimula a produzir desta forma diferenciada para atender estes consumidores que estão buscando produtos saudáveis, sem agrotóxicos. E, automaticamente, cria novas oportunidades de gerar receita e oportunidade de trabalho na propriedade, que deve estar sempre atenta a esta nova realidade. O consumidor está mais exigente e busca cada vez mais produtos saudáveis, de olho na qualidade de vida. Os orgânicos vêm conquistando espaço e, inclusive, integram a merenda escolar.
      Segundo a reportagem que li no Brasil ainda há dificuldades para suprir a demanda por variedade nos produtos, embora tenha 90 mil estabelecimentos que declaram praticar a cultura orgânica. Isso significa que podemos produzir mais, que há mercado.
       No mundo, acredita-se que o comércio de orgânicos gire em torno das dezenas de bilhões de dólares. O país mais desenvolvido neste sentido é a Alemanha, onde 40% dos alimentos consumidos são orgânicos. No Brasil, segundo a gerente de orgânicos do grupo Pão de Açúcar, Sandra Caires Sabóia, esses itens respondem por US$ 250 milhões.
       No ano passado, a venda de orgânicos do Pão de Açúcar aumentou 45%, acima das expectativas. A meta de faturar R$ 57 milhões, a princípio marcada para ser alcançada em 2012, foi batida já em 2009. Para este ano, eles esperam um crescimento de, pelo menos, 40%. De qualquer forma, o montante é irrisório no total dos negócios do grupo. (AE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário