sexta-feira, 14 de maio de 2010

Vínculo simbólico

       Áurio Scherer observa que a agricultura familiar vem galgando seu espaço no mercado, competindo, inclusive, com os grandes produtores. Além da qualidade dos produtos, há o laço simbólico, já que grande parte da população urbana tem algum vínculo com o meio rural. É como se ao consumir um produto da agricultura familiar, o consumidor retornasse às suas raízes, no interior. “Embora a população seja, na sua maioria, urbana, a memória de grande parte está ligada à agricultura. Muitos ainda têm os pais, irmãos e demais familiares no campo produzindo alimentos e sabem da qualidade e do sabor desses produtos”.
        O coordenador frisa ainda que cada vez mais o consumidor tem procurado por uma alimentação sadia. Com isso, os produtos orgânicos da agricultura familiar vêm se destacando e ampliando seu mercado. “É o resgate da valorização do que é produzido de forma artesanal. Hoje nossos pequenos agricultores modernizaram a propriedade, aprimoraram as técnicas, mas continuam produzindo com a mesma dedicação. É o trabalho da família camponesa que alimenta a família urbana”, observa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário