sexta-feira, 26 de março de 2010

Planta processadora de citrus beneficiará 500 citricultores

A Cooperativa dos Citricultores Ecológicos do Vale do Caí (Ecocitrus), com sede em Montenegro, inaugurou na última quinta-feira, 25, a planta processadora de óleos essenciais de citros. A usina está instalada na localidade de Potreiro Grande. A expectativa é processar cerca de cinco mil toneladas de mandarinas do raleio (verdes). Em um primeiro momento, serão beneficiados em torno de 500 citricultores da região. No projeto, que inclui a produção de suco NFC (não concentrado), estão sendo investidos em torno de R$ 2,2 milhões.
       Com este novo empreendimento a Ecocitrus reforça seu objetivo de manter o jovem no campo, agregar valor e renda e ainda viabilizar a citricultura familiar do Vale do Caí – região responsável por boa parte da produção de citros do Rio Grande do Sul. Para o presidente do Conselho Administrativo da entidade, Ernesto Carlos Kasper, o mais importante é que a nova planta processadora de óleos e de sucos NFC possibilitará o domínio de toda a cadeia produtiva.
       O coordenador do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), Áurio Scherer, que acompanhou a inauguração, afirma que esta é um exemplo da organização dos pequenos agricultores, que produzem citros. “Essa conquista é uma prova concreta de que além de produzir somos capazes de beneficiar a produção, agregando valor ao nosso produto, fruto do nosso suor”.
      Scherer ressalta ainda a importância da produção orgânica, que vem conquistando um mercado além das fronteiras do estado e do país. “É um alento para tudo aquilo que nos desafiamos diariamente. Podemos produzir de forma organizada e cooperativada produtos diferenciados para consumidores que, cada vez mais, buscam uma alimentação saudável, livre de agroquímicos”, observa.
       A Ecocitrus - A empresa foi formada em 1994, em Montenegro, por 15 pequenos agricultores como uma alternativa à agricultura convencional, dependente do uso de agroquímicos. Preocupados em manter suas famílias no campo, em diminuir os custos de produção e reduzir a poluição do meio ambiente, os produtores passaram a plantar e colher frutas usando adubo orgânico, sem agredir a natureza.
       A ideia deu tão certo que hoje, cerca de 150 famílias rurais estão envolvidas diretamente com a Ecocitrus. A cooperativa conta atualmente com 110 associados, 49 sócios trabalhadores e cerca de 10 funcionários. A instituição tem uma área de 600 hectares onde 255 hectares são de cítricos. O faturamento gira em torno de R$ 5 milhões por ano.
       Na foto - Áurio Scherer, ao centro, com o presidente do Conselho Administrativo da Ecocitrus Ernesto Carlos Kasper (D) e o professor da Univates Odorico Konrad

Nenhum comentário:

Postar um comentário