sexta-feira, 26 de março de 2010

Organização das famílias fomenta crescimento do meio rural

A relação entre a organização das famílias dos pequenos agricultores e o desenvolvimento do meio rural ficou evidente na última quinta-feira, na Unisc, quando Alcione Talaska defendeu sua dissertação de mestrado, com o tema Estrutura Agrária e Reconfiguração Fundiária – o Caso da Região Corede Norte/RS.
        Para o coordenador do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), Áurio Scherer, que assistiu a apresentação a convite da coordenadora do Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Regional da Unisc, doutora Virginia Elisabeta Etges, há evidências concretas de que a organização das pequenas propriedades contribui para a permanência das famílias no meio rural. “Há famílias retornado ao meio rural. Dados do IBGE comprovam que o número de estabelecimentos no meio rural vem aumentando. Percebe-se uma relação muito próxima entre a pequena propriedade, com a produção diversificada e o retorno de famílias à produção agrícola”, destaca Scherer.
       O coordenador sentiu-se lisonjeado com o convite da doutora Virgínia que esteve acompanhada de outros dois grandes nomes na pesquisa agrária e desenvolvimento social. Trata-se do o orientador do programa de pós-graduação em Geografia Humana da USP, doutor Ariovaldo Umbelino de Oliveira e do doutor Silvio Cezar Arend, da Unisc.
       Para Scherer, assistir à defesa da dissertação do mestrando foi mais uma oportunidade de reforçar a ligação com o meio acadêmico, o que vem sendo buscado e construído pelo MPA ao longo de sua história.

Na foto - E/D – Dª Virgínia, Drº Ariovaldo, Áurio e Drº Sílvio

Nenhum comentário:

Postar um comentário