sexta-feira, 19 de março de 2010

Cooperativa Ecocitrus começará a extrair óleos essenciais de citros

         Na próxima quinta-feira, dia 25, estarei acompanhando a inauguração da planta processadora de óleos essenciais de citros da Ecocitrus - Cooperativa dos Citricultores Ecológicos do Vale do Caí - de Montenegro. Sinto-me honrado por ter sido convidado para a inauguração desta importante cooperativa.
         Segundo o site da Ecocitrus, para 2010, a expectativa é que a cooperativa de produtores de frutas cítricas orgânicas também passe a produzir suco NFC (não concentrado). Com a nova planta processadora, instalada provisoriamente no município de Harmonia, a Ecocitrus quer manter o jovem no campo, agregar valor e renda e ainda viabilizar a citricultura familiar do Vale do Caí – região responsável por boa parte da produção de citros do Rio Grande do Sul.
          A cooperativa está investindo aproximadamente R$ 2,2 milhões no projeto. A meta inicial, conforme o presidente do Conselho Administrativo da entidade, Ernesto Carlos Kasper, é processar cerca de cinco mil toneladas de mandarinas do raleio (verdes). Em um primeiro momento, serão beneficiados em torno de 500 citricultores da região. “O mais importante é que a nova planta processadora de óleos e de sucos NFC possibilitará o domínio de toda a cadeia produtiva”, ressalta Kasper.
          A empresa foi formada em 1994, em Montenegro, por 15 pequenos agricultores como uma alternativa à agricultura convencional, dependente do uso de agroquímicos. Preocupados em manter suas famílias no campo, em diminuir os custos de produção e reduzir a poluição do meio ambiente, os produtores passaram a plantar e colher frutas usando adubo orgânico, sem agredir a natureza.
          A ideia deu tão certo que hoje, 15 anos depois, cerca de 150 famílias rurais estão envolvidas diretamente com a Ecocitrus. A cooperativa conta atualmente com 110 associados, 49 sócios trabalhadores e cerca de 10 funcionários. A instituição tem uma área de 600 hectares onde 255 hectares são de cítricos. Em 2009, a projeção é que a Ecocitrus processe 2,5 mil toneladas de frutas. O faturamento gira em torno de R$ 5 milhões por ano.
          A linha de produtos ecológicos da Ecocitrus recebe a certificação da Rede de Agroecologia Ecovida, que conta com 23 núcleos regionais e abrange cerca de 170 municípios do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Além disso, os produtos da Ecocitrus também têm o selo de qualidade do IBD (Instituto Biodinâmico) e a Certificação internacional de comércio justo (Fairtrade certification) fornecida pela Fairtrade Labelling Organizations International (FLO) – principal certificadora internacional de comércio justo. (com informações de www.ecocitrus.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário