terça-feira, 11 de março de 2014

Áurio Scherer comemora prorrogação da filantropia da Emater/RS-Ascar

      O vice-prefeito de Arroio do Meio, Áurio Scherer, comemorou a decisão do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, que deferiu o Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social (Cebas-Filantropia) à Associação Sulina de Crédito e Assistência Rural (Ascar), referente ao requerimento de 2003. Com isso, a filantropia da Emater/RS-Ascar está prorrogada até 2017. A decisão foi anunciada pela ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello e o governador Tarso Genro, em coletiva de imprensa na tarde desta terça-feira, no Palácio Piratini. Scherer acompanhou pessoalmente o anúncio.
      Áurio, que já vinha batalhando pela filantropia da entidade, diz que foi uma grande conquista para milhares de famílias gaúchas que necessitam da assistência técnica da Emater/RS-Ascar. “O agricultor familiar não tem condições de pagar pela assistência técnica privada. Precisa deste apoio para continuar na sua propriedade produzindo os alimentos que vão à mesa das famílias todos os dias, seja no meio rural ou no urbano. Sem o trabalho da Emater muitas famílias seriam obrigadas a abandonar a sua produção”, afirma.
      Ele salienta ainda que o anúncio também traz tranquilidade para o quadro funcional da Emater/RS-Ascar, até então apreensivo. “Sou um apoiador incondicional do trabalho desses técnicos e extensionistas. Integro, inclusive, o grupo que move uma ação popular pela manutenção da filantropia. Hoje tivemos uma vitória, mas vamos seguir na luta para que a filantropia tenha caráter definitivo”.

     A Emater

      A Emater/RS-Ascar está presente em 493 municípios gaúchos. É a responsável pela elaboração da maioria dos projetos técnicos necessários para que os agricultores acessem as mais diferentes modalidades de crédito e programas governamentais. Em média, são três milhões de atendimentos por ano, seja por visitas, atendimentos técnicos, reuniões ou eventos técnicos. No ano passado foram atendidas 250 mil famílias.
      A Regional Lajeado abrange 55 municípios e atendeu em 2013 mais de 21 mil famílias. Foram elaborados mais de 11 mil projetos de financiamentos, com valores aproximados de R$ 312 milhões.

Áurio Scherer acompanhou pessoalmente o anúncio feito pela ministra - Foto Caroline Bicocchi/Palácio Piratini

Nenhum comentário:

Postar um comentário