quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Maquinário entregue pela presidente Dilma vai beneficiar 72 mil famílias

Selecionados pela segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC2) Equipamentos, 118 municípios gaúchos receberam nesta quinta-feira (20), em Caxias do Sul, 90 caminhões-caçamba e 28 motoniveladoras. Os maquinários, entregues pela presidente Dilma Rousseff, o ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, e o governador Tarso Genro, vão servir para cuidar das estradas vicinais do interior e facilitar o escoamento da produção da agricultura familiar no Estado.
O investimento de R$ 35,3 milhões do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) beneficiará 72 mil famílias. A presidente reafirmou o compromisso do Governo Federal em ampliar os incentivos ao setor rural e garantiu que parte das máquinas fornecidas às prefeituras foi produzida pela indústria de Caxias. "(A entrega dessas máquinas) vai garantir autonomia aos prefeitos para atender a população, que precisa de várias obras que os prefeitos poderão fazer a partir desses kits. Essas obras muitas vezes significam a diferença entre uma ação imediata, que permite passar por uma estrada vicinal, e cria condições para atender moradores e produtores da região".
Dilma justificou a opção do Governo pela produção nacional, ao invés da importação do maquinário. "O nosso espírito era fazer uso das compras governamentais, e nesse sentido tivemos dois ganhos. Um dos prefeitos e outro das iniciativas geradas aqui: como renda e emprego para a população que aqui trabalha". Ao acompanhar a solenidade no teatro da Universidade de Caxias do Sul (UCS), o governador afirmou que o Governo Federal estabeleceu uma nova relação com Estados e municípios. "O seu governo, a partir dos fundamentos alicerçados pelo ex-presidente Lula, instituiu uma nova relação federativa da União com os municípios e os Estados. E o resultado está nessa capilaridade de projetos, programas, compras públicas e investimentos públicos conjugados", disse Tarso à presidente.

Ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas salientou que os investimentos realizados nos últimos anos permitiram maior desenvolvimento do meio rural e destacou as melhorias em saneamento e luz elétrica. "Os agricultores, com as linhas de crédito oferecidas pelo Governo Federal, têm conseguido aumentar sua renda, construindo uma grande classe média rural". O prefeito de Caxias do Sul, Alceu Barbosa Velho, afirmou que o anúncio marca um momento importante para a vida da cidade e da Serra. "É um orgulho a assinatura de mais obras para a cidade de Caxias do Sul do PAC Mobilidade".  (Fonte: Felipe Bornes Samuel/Redação Secom). Foto: Juremir Versetti



Nenhum comentário:

Postar um comentário