sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Mais Alimentos reestrutura propriedades da agricultura familiar


            Os agricultores de qualquer região do País que necessitarem reestruturar suas propriedades em função de prejuízos provocados por fatores adversos, como os que ocorreram recentemente na região Sul do Brasil, podem utilizar a linha do Pronaf Mais Alimentos.
          Segundo o diretor de Financiamento e Proteção da Produção da Secretaria de Agricultura Familiar (SAF/MDA), João Luiz Guadagnin. as instalações, os equipamentos e outros bens que tenham sofrido avarias em função de vendaval e/ou pelo excesso de chuvas podem ser reparados, reconstruídos ou repostos com o apoio da linha. “O Mais Alimentos pode ser utilizado pelos agricultores que têm projetos de reestruturação produtiva das unidades familiares de produção”, reforça.
          Guadagnin explica que podem pleitear o financiamento da linha os agricultores familiares enquadrados no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) que apresentarem proposta ou projeto de crédito de investimento em que ficar comprovado que, no mínimo, 70% da renda da unidade familiar seja oriunda das atividades previstas no Mais Alimentos. Estão incluídas na linha o cultivo do açafrão, arroz, café, centeio, feijão, mandioca, milho, sorgo e trigo, fruticultura, olericultura, erva-mate e as atividades de apicultura, aquicultura, avicultura, bovinocultura de corte, bovinocultura de leite, caprinocultura, ovinocultura, pesca e suinocultura.
         O diretor ressalta que agricultores vítimas de prejuízo como o rompimento de açudes também podem acessar o Mais Alimentos. No caso de crédito para atividade de aquicultura e pesca, serão concedidos financiamentos para aquisição de redes, tanques-rede e estruturas de fixação; infraestrutura de armazenagem de ração, guarda de equipamentos, redes, tarrafas, puçás, kits de análise de água; tubulação, materiais para estruturas de abastecimento e drenagem de viveiros; aluguel de máquinas para construção de viveiros e mão de obra; entre outros.
         O Mais Alimentos financia propostas ou projetos de investimento para produção, armazenagem e transporte. O limite por beneficiário vai de R$ 7 mil a R$ 100 mil. Os encargos financeiros são de 2% ao ano, com prazo de reembolso de até 10 anos, incluídos até 3 anos de carência.
         No caso de máquinas e equipamentos, Guadagnin alerta que somente podem ser financiados aqueles que sejam novos, atendendo aos parâmetros definidos em normativos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Devem ter potência de até 78 cavalos, quando se tratar de tratores e motocultivadores. Ubirajara Machado – site MDA


Nenhum comentário:

Postar um comentário