terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Erva-mate próxima de integrar os itens do Mais Alimentos

       A inclusão da erva-mate no Programa Mais Alimentos do Governo Federal está muito próxima. A boa notícia foi dada pelo ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA), o gaúcho Guilherme Cassel, em audiência em Porto Alegre na segunda-feira (23/11).

       A inclusão da erva-mate no programa foi pauta de uma audiência pública em Ilópolis, em outubro. De acordo com o coordenador do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), Áurio Scherer, que fez as tratativas para a audiência com o ministro, juntamente com o deputado estadual Elvino Bohn Gass (PT), Cassel afirmou que negociou pessoalmente com o Ministério da Fazenda e do Planejamento a minuta do voto que irá para a reunião do Conselho Monetário Nacional (CMN), no próximo dia 03. “O ministro foi muito objetivo e enfático na audiência e relatou que o MDA se convenceu da necessidade do pedido da região”, informa Scherer. Ele diz que para incluir a erva-mate nos itens do Mais Alimento é necessária uma autorização do Banco Central, através de resolução.
       Os representantes da região alta do Vale, grande produtora de erva-mate, declaram que esta conquista irá beneficiar milhares de famílias, não só de Ilópolis e Arvorezinha, mas de outras regiões, como é o caso de Venâncio Aires. Isto irá proporcionar a melhora do plantio de ervais nestas regiões, pois irá facilitar o trabalho das famílias que poderão adquirir máquinas, equipamentos, tratores e implementos agrícolas para ampliar a produção, além de ser uma alternativa à outras culturas.
       “Ficamos felizes com esta conquista, por ter participado desta importante decisão, pela relação com o MDA e com o próprio ministro. Além de defender a demanda na audiência pública, reforçamos a necessidade da inclusão com o ministro nos últimos dias. Estamos extremamente satisfeitos com a boa notícia que tivemos e nos convencendo cada vez mais de que o Pronaf Mais Alimentos é o maior programa da agricultura familiar em toda a sua história”, declara Áurio Scherer.
        Participaram da audiência, além do ministro Cassel, de Scherer e do deputado Bohn Gass, o delegado do MDA no Estado, Nilton Pinho de Bem, os vereadores Cléber Schuster, de Arvorezinha e Cleonésio Dall’Agnoll, de Putinga, e representantes do das Indústrias da Erva-Mate no Rio Grande do Sul (Sindimate) e da Associação Brasileira de Indústrias Exportadoras de Erva-mate, (Abimate).
        No Rio Grande do Sul, a produção de erva-mate é fonte de renda em mais de 80 mil pequenas e médias propriedades distribuídas em 163 municípios. A produção in natura chega a 185 mil toneladas/ano e movimenta 360 indústrias gaúchas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário